Bar de sucesso: como manter a casa cheia o ano inteiro

Todo dono de bar conhece uma história de algum estabelecimento que começou bombando, super em alta, mas logo se tornou ultrapassado. Afinal, o que é preciso para manter um bar de sucesso, com casa cheia o ano inteiro?
Quando se fala em abrir um bar, uma das primeiras preocupações é torná-lo atrativo. Para isso, é necessário estabelecer uma marca e ambiente que estejam em alta. Porém, em muitos casos, a casa fica cheia nos primeiros meses e depois, aos poucos, vai perdendo clientela. Será que o pessoal enjoou? Surgiu outro bar que chamou a atenção do público? Tem como superar isso e manter seu estabelecimento sempre em alta? TEM SIM!
A gente foi procurar nos dados e nas análises de especialistas o que é necessário para ter casa cheia o ano todo. Vamos lá?
Tendências têm prazo de validade?
Depende. Algumas tendências específicas, muitas vezes relacionadas à decoração ou nichos, podem ser passageiras. Outras, no entanto, especialmente relacionadas a comportamento são duradouras, por se tratarem de mudanças gerais na sociedade e modos de consumo.
Alguns exemplos que podemos utilizar para ilustrar são objetos que de repente viram moda em festas, bares e restaurantes. Geralmente, são itens que todo mundo busca ter, mas que depois de um tempo ficam esquecidos no armário. Na decoração também acontece bastante: símbolos, desenhos e itens decorativos que aparecem nas paredes de salas de estar ou de bares. Alguém aí lembra de quando a bandeira da Inglaterra e o mustache estavam em todos os cantos, lá em 2012?
Já tendências que unem tecnologia e consciência social, que levam praticidade para o cliente e para a gestão, nunca saem de moda porque acompanham a mudança nos hábitos de consumo.

Melhores períodos do ano para bares
Alguns períodos do ano são melhores para o setor de bares. Épocas como o verão, férias ou de eventos importantes para a região são sempre tempos de casa cheia.
Por exemplo, bares que ficam em regiões turísticas vão receber mais gente no verão ou nas férias, especialmente nas cidades do litoral. Da mesma forma acontece em cidades que possuem uma forte tradição carnavalesca ou no São João, atraindo assim muitos clientes, sejam eles moradores locais ou turistas, em busca de diversão.
Como vencer a sazonalidade em bares
Depois dos períodos de alta temporada do bar, você percebe que pouco a pouco que o bar vai ficando menos movimentado, até nos finais de semana. Nessas horas, pode bater o frio na barriga e você pensar “e agora?”.
Com as atitudes corretas, o seu bar vai estar sempre bombando, e, mesmo em tempos de baixa temporada, seu negócio estará equilibrado. Confira 10 dicas:
1. Planejamento financeiro
Este é um dos principais fatores para qualquer negócio e deve ser feito regularmente, não apenas nos períodos de alta temporada. No entanto, quando se trata de sazonalidade, é necessário se planejar financeiramente para enfrentar os períodos mais fracos.
Sendo assim, reserve parte do lucro da alta temporada e faça umplanejamento financeirocuidadoso. Considere as despesas fixas, custos de estoque e possíveis investimentos que possam ser necessários para atrair clientes durante a sazonalidade.
2. Bom atendimento
Em qualquer período, o bom atendimento é diferencial e capaz de conquistar e fidelizar clientes. Faça um esforço para oferecer o melhor atendimento possível, pois há grandes chances daqueles clientes bem atendidos voltarem e até recomendarem o seu estabelecimento para outros.
3. Fidelização de clientes
Pense em estratégias que façam os clientes voltarem ao seu bar, independentemente da época do ano. Várias marcas têm optado por programas de fidelização, que oferecem promoções, descontos ou brindes para aqueles consumidores que retornam.
4. Criação de eventos temáticos
Nas datas de movimento fraco, você pode fazer eventos temáticos para atrair clientes. Esses eventos podem ser comemorações sobre datas específicas e que tenham a ver com a temática do seu bar. Também é possível fazer sem ter relação com datas, como por exemplo, ‘noite do karaokê’, festas relacionadas a determinado gênero musical, etc.
Seja criativo, capriche na decoração, música e divulgação. Uma boa dica é oferecer algum desconto naquele dia em específico. Eventos bem planejados e divulgados atraem o público, mesmo se não forem feitos em alta temporada.
5. Happy Hour e outras promoções
O Happy Hour é uma excelente maneira de atrair clientela em dias e horários de casa vazia. Prepare algumas opções do cardápio e ofereça preços especiais, sem esquecer de divulgar nas redes sociais. Você pode também pensar em combos e outros descontos que o público irá amar.
6. Forte presença digital
Estruture as redes sociais do seu negócio e planeje campanhas de acordo com cada fase do ano. A internet é a principal fonte de relacionamento entre você e seu público-alvo.
Nas épocas de alta temporada, divulgue fotos de qualidade e desenvolva conteúdos para conquistar seguidores. Assim, no período de menor movimentação, o seu bar já terá uma presença fortalecida.
7. Atualização do espaço e cardápio
Que tal aproveitar os períodos mais calmos para fazer uma manutenção no espaço? Analise o que está precisando de conserto, veja quais equipamentos precisam de atualização e, se possível, renove a decoração. A estrutura e decoração do seu bar fazem toda a diferença na hora de atrair clientes, mas lembre-se de fazer um planejamento financeiro e evitar gastar mais do que pode.
Os períodos de menor clientela podem ser aproveitados para fazer uma atualização no cardápio. Você pode ver quais receitas de comidas e bebidas não são tão consumidas, para, quem sabe, retirá-las do cardápio. Além disso, pode testar novidades e saber se terá uma boa receptividade do público.
8. Parcerias estratégicas
Estabelecer parcerias com outros negócios pode ser muito proveitoso para não ser fortemente afetado pela sazonalidade. Por exemplo, dependendo do nicho do seu bar, você pode fazer parcerias com tatuadores, para atenderem por um preço legal em algum evento, ilustradores e artistas no geral e até lojas de camisetas ou marcas de street style.
9. Aluguel para eventos
Uma forma de gerar receita em tempos de baixa temporada é alugar o espaço do seu bar para eventos como aniversários, casamentos e até eventos corporativos, levando em conta o nicho de atuação. Você pode fazer um pacote de serviços, como o espaço, cardápio especial de comidas e drinks e, se possível, até oferecer atrações musicais que estejam de acordo com o gosto do contratante.
10. Treinamento da equipe
Aproveite o tempo de menor movimentação para se reunir com a sua equipe e analisar os pontos fracos e os pontos fortes. Em seguida, ofereça treinamentos com relação aos aspectos que precisam ser melhorados. Assim, quando chegar a alta temporada, a excelência estará fazendo morada no seu bar.
Enxergar oportunidades
Quando existe uma gestão eficiente de um negócio, em qualquer época do ano é possível colher bons frutos. Ter uma visão estratégica é saber aprender com os desafios e enxergar oportunidades que eles podem trazer.
Apesar da sazonalidade exigir uma gestão financeira cuidadosa para a sustentabilidade do negócio, bem como redução de custos excessivos, pode ser uma ótima época para promover ações de marketing e criar ações que irão fidelizar mais clientes.
Para finalizar, aqui vai uma indicação de oportunidade para reduzir custos e atrair seu público-alvo pela praticidade. Trata-se do nosso sistema de autosserviço de chope da myTapp, que agora está modularizado e pode ser personalizado de acordo com o projeto do seu estabelecimento.
Para conhecer mais sobre as novidades do sistema myTapp, que estão ajudando os clientes a melhorarem o faturamento é só clicar na caixinha abaixo:
Inscreva-se
Receba análises, estudos de caso e conteúdos práticos sobre autosserviço, experiência e operação. Assine a newsletter da myTapp e tenha acesso aos novos artigos em primeira mão, com insights aplicáveis para quem decide, planeja e opera negócios de alto fluxo.
Posts recomendados
Conteúdos selecionados para aprofundar temas como autosserviço, experiência do cliente e eficiência operacional, com aprendizados práticos para quem toma decisões e acompanha a evolução do mercado.