Soft Opening: uma estratégia para a inauguração do seu bar!
Você instalou seus equipamentos, criou seu menu e treinou sua equipe. No entanto, pode não estar completamente pronto para abrir para o público em geral. É hora de um Soft Opening para praticar um pouco.
Pense nisso como o início do trabalho e a busca da sua jornada no mercado com o pé direito. Por isso, antes do “grande dia”, o ideal é que seja feito um Soft Opening.
Afinal, o que é Soft Opening?
A palavra em inglês pode até soar diferente, mas é mais simples do que parece. O soft opening é a pré-inauguração do seu estabelecimento. Sem grande divulgação e contando apenas com alguns convidados.
Neste processo, converse com todos que estiverem por lá. O feedback sincero é fundamental para que você compreenda o que está dando certo e o que é melhor ser repensado.
Além de afinar seus processos, o soft opening pode ser uma grande oportunidade de divulgar a data da inauguração.
Quem convidar
Convide amigos, familiares e um pequeno nicho do público, assim você consegue testar toda sua operação, estrutura e até mesmo seu cardápio.
Uma ótima forma de divulgação é pegar carona com quem é líder de opinião na sua região (tem muitos contatos) e é conhecido digitalmente por assuntos relacionado ao seu negócio (cerveja e gastronomia, por exemplo).
Que tal enviar a eles um convite especial? Os convites físicos, muitas vezes em forma de press kit (conjunto de materiais de divulgação), são uma boa opção para impressionar e gerar uma visibilidade antes mesmo da inauguração.
A ida deles ao seu estabelecimento gera mídia espontânea – afinal, uma publicação nas mídias sociais de quem, por enquanto, é mais influente que você, é um passo para gerar confiança e interesse.
Qual a vantagem do Soft Opening para os bares?
O soft opening dá aos funcionários da casa a chance de cometer erros. Sim, esse é o momento para isso! Ter um bom atendimento, produto e serviço são fundamentais e não diferenciais, e isso não deve ocorrer em outros momentos.
Atrair é o primeiro passo. Mas mais importante do que isso, é fazer com que todos que foram até o seu estabelecimento saiam com uma boa impressão, tenham vivido uma experiência incrível e virem disseminadores de sua marca.
Assim, vale a pena investir em outros pontos para criar uma noite de inauguração inesquecível. Os shows sempre são uma boa opção para animar o público.
Mas, claro… Assim como tudo em seu estabelecimento, o perfil do público ditará qual será o estilo. Uma boa opção é contratar uma banda conhecida em sua região e que já costuma embalar eventos similares ao seu. Entretanto, investir em alguém diferenciado e que pode servir como isca para atrair o público, é uma forma de entrar com o pé direito no mercado.
Lembre-se, quanto mais motivadas as pessoas estiverem para ficar no seu estabelecimento, maior será o consumo de seus produtos!
E aí, pronto para fazer um soft opening e entrar no mercado com tudo? Quer uma ajudinha extra? Então, confira nosso material sobre os Modelos de Negócios Cervejeiros de Sucesso!
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