Chopeira elétrica, Câmara fria, Kegerator ou Balcão refrigerado?

Chopeira elétrica ou Câmara fria? Ou Kegerator? Ou Balcão refrigerado… Está perdido? Conheça agora os principais sistemas de refrigeração para vender chopp

30 de setembro de 2022 Raquel Xavier

Chopeira elétrica, Câmara fria, Kegerator ou Balcão refrigerado?

Apesar da popularidade da forma engarrafada, o maior sucesso do mercado se deve às cervejas servidas diretamente do barril: o chope. Assim, surge a dúvida de qual sistema de refrigeração é o mais adequado para vender o consagrado chope no seu negócio: chopeira elétrica ou câmara fria?

Não há uma resposta absoluta, pois cada estabelecimento é único e opera em diferentes condições. Mas estamos aqui para te falar mais sobre cada uma delas e contar alguns segredos que podem auxiliar em sua escolha! Vamos nessa?

Chopeira elétrica

As chopeiras elétricas são comercializadas em diferentes modelos e a vazão varia de acordo com a temperatura do chopp utilizado, que pode estar em temperatura ambiente ou refrigerado na temperatura mínima, de até 12 graus, para não correr o risco de congelar.

No primeiro caso, a vazão varia de 30 a 110 litros por hora. Se o chopp já estiver refrigerado, esta capacidade aumenta, passando para 50 a 200 litros por hora. Todos os modelos são equipados com expansão direta, que permite a extração do chopp 5 minutos depois de a chopeira estar ligada. A bebida poderá ser consumida na temperatura de 0 a 1 grau.

Ela é composta pela válvula, regulador de pressão, barril, cilindro de C02 para pressurização e a chopeira, que fica no topo e de onde a bebida é servida. As que têm menor vazão estão disponíveis na voltagem 127V ou 220V e aquelas que permitem maior vazão estão disponíveis apenas em 220V.

É importante que a chopeira seja posicionada a, no mínimo, quatro metros de qualquer fonte de calor, como forno ou churrasqueira. Para ligá-la, ela precisa estar próxima a uma tomada e de uma fonte de água, com uma pia, para que sejam lavados os copos e serpentinas.

Exemplos de modelos de chopeiras (Gel Shop e Chopeiras Beer Coolers)

Câmara fria

A câmara fria para cerveja possibilita o armazenamento de uma grande quantidade de cerveja, chopp, entre outras bebidas fermentadas, por um longo período de tempo. Ela oferece as condições ideais de temperatura, devido a possibilidade de regular a temperatura de acordo com a necessidade.

A câmara fria não tem um tamanho mínimo ou máximo e ela pode ser construída de maneira personalizada para a necessidade do estabelecimento. Normalmente, o acabamento é de aço pré-pintado e dispõe de um núcleo isolante que pode ser feito tanto de EPS (poliestireno) como de PUR (poliuretano). O núcleo isolante assegura a fixação da temperatura ideal e não permite a entrada de calor.

Tendo uma câmara fria, é possível armazenar uma grande quantidade de barris de chopp e outras bebidas, como espumante, whisky, vinho, por exemplo. Isso é possível, pois têm-se as condições recomendadas de temperatura para o armazenamento de bebidas, uma vez que é possível, fácil e rápido regular a temperatura.

Exemplo de câmera fria na Cervejaria Colorado – cliente myTapp – feita pela MultiFrio

Balcão refrigerado

O balcão refrigerado é um equipamento comercial frequentemente utilizado em padarias, mercados e frigoríficos. Seu tamanho é variável como o da câmara fria, pois pode ser construído de maneira personalizada às necessidades do ambiente. Recomenda-se o armazenamento do chope entre 0 e 8 °C, levando em conta também as variações de acordo com o produto.

Usualmente, o acabamento é de aço inoxidável escovado e os componentes são: compressor, condensador, válvula descompressora e evaporador.

Esse modelo proporciona uma refrigeração semelhante à de uma câmara fria. No entanto, nem todos os modelos de balcão refrigerado têm capacidade de armazenamento de estoques de bebida. Portanto, é necessário um período de refrigeração entre as trocas de barris.

Contudo, os problemas com o estoque são capazes de ser sanados, instalando-se um pré-resfriador, tendo uma câmara fria ou balcão refrigerado extra para armazenamento de barris reserva.

Exemplo de balcão refrigerado feito pela Chopeiras Eltz

Kegerator

Consiste num modelo de refrigeração geralmente fabricado de forma artesanal, mas também pode ser encontrado em versões comerciais, já disponíveis no mercado. Seu nome é derivado da união das palavras em inglês: keg (barril) + refrigerator (refrigerador).

É composto por uma geladeira, que armazena o barril, e por componentes que extraem o chope.

Alguns kegerators, possibilitam espaço dentro do refrigerador para armazenar backups de seus barris mais populares, para que possa trocá-los de forma rápida e fácil quando necessário, apesar disso esse espaço é bem delimitado.

Seu maior atrativo é o custo-benefício, porém a quantidade de torneiras é limitada pelo tamanho do refrigerador e tamanho dos barris escolhidos, geralmente entre 1 e 3. Em comparação com as demais alternativas, sua estética é menos atrativa.

Afinal, chopeira elétrica ou câmara fria?

Agora você já conhece um pouco mais sobre cada uma delas, certo? Então, vamos fazer algumas comparações de alguns quesitos que são importantes para a sua decisão:

Layout

Para impulsionar as vendas, o layout do ambiente deve destacar o produto. Conforme o dito popular, “o consumidor compra, em primeiro lugar, com os olhos”.

Assim, os sistemas personalizáveis, como o balcão refrigerado e a câmara fria, atendem melhor aos requisitos estéticos.

E no caso dos estabelecimentos com sistema de autosserviço de chope é ainda melhor: o layout vai facilitar o acesso dos clientes às taps, instigando o desejo de experimentar os diferentes tipos de chope disponíveis!

Mobilidade

A chopeira elétrica não é a coisa mais leve do mundo, mas é possível carregá-la para diversos locais de maneira simples e rápida. Esse atributo chama a atenção de várias cervejarias e bares que trabalham sempre em movimento e fazem muitos eventos.

Resfriamento

Esse é um ponto muito importante. A chopeira elétrica possui serpentina, que auxilia na refrigeração do chope. Entretanto, o barril deve estar previamente gelado para que não corra o risco de obter espuma em excesso na hora de consumir.

Assim, os demais modelos de refrigeração são mais vantajosos. Com os barris armazenados em um local que já permita o resfriamento, o chope estará pronto para consumo em qualquer horário e sem esquentar nem um centímetro que fique acumulado na torneira.

Aqui a câmara fria se faz duplamente vantajosa, pois ela refrigera os barris de chope do estoque, facilitando a troca de barris durante o funcionamento do bar.

Valor

Você pode pensar, à primeira vista, que uma câmara fria é muito mais cara que os demais modelos de refrigeração. Em teoria você tem razão!

Mas o ideal é sempre analisar a quantidade de torneiras que você deseja trabalhar e, consequentemente, lucrar com a venda de chope. A câmara fria e o balcão refrigerado possibilitam a furação de inúmeras torneiras, enquanto a chopeira elétrica e o kegerator possuem um número mais limitado de torneiras, – normalmente – trabalha-se com 01 ou 02, sendo necessário a aquisição de mais equipamentos, caso deseje ampliar o número de torneiras.

Limpeza

Ta aí uma coisa que você não pode esquecer: fazer a limpeza dos seus equipamentos.

Não existem diferenças tão gritantes nesse ponto, mas durante o processo, a quantidade de chope que fica na serpentina será desperdiçada.

Nesse quesito, as melhores opções são os modelos que não utilizam serpentinas, como a câmara fria, balcão refrigerado e kegerator, que aproveitam 100% da cerveja do barril.

Todas as opções de sistemas de refrigeração para vender chopp têm seus prós e contras, cabe a você compreender o que se encaixa melhor no seu modelo de negócio.

A myTapp recomenda sempre o uso de câmaras frias para levar para seu cliente o melhor que o chope tem a oferecer. Bebida gelada e direto da fonte! Pra ficar melhor, só se for autosserviço, né? Que tal bater um papo conosco?

E aí, vamos bater um papo para você conhecer mais sobre a myTapp e o autosserviço de chope?

Quer receber mais conteúdos como esse em seu e-mail?

Assine nossa newsletter e fique por dentro dos materiais da MyTapp!

Informe seu nome
Informe sua empresa
Informe seu e-mail